HM4 THUNDERBOLT: UM RELÓGIO VESTIDO PARA COMBATE

Dificilmente outro relógio será capaz de exprimir de maneira tão clara e absoluta a complexa relação travada entre a humanidade e o passar das horas. Arrojado em todos os sentidos, o design do HM4 Thunderbolt impressiona tanto que nos deixa em dúvida: será mesmo o tempo o senhor de tudo, ou já não há fronteiras entre passado, presente e futuro? Estaria aí a chave para o verdadeiro sentido da inovação?

design

Deixando de lado o papel de acessório normalmente coadjuvante na indumentária masculina, o relógio HM4 Thunderbolt faz jus ao seu referencial na aviação, roubando a cena para transformar qualquer look casual em demonstração de potência e determinação. Maximilian Büsser, que assina o conceito deste verdadeiro relógio-arte, traduziu na aerodinâmica afilada do produto sua paixão de infância pelos aviões que, em miniatura, oscilavam pendurados no teto de seu quarto de menino.

O fascínio pelo poder das máquinas voadoras parece não ter abandonado Büsser – um fascínio que o marcou da tenra idade à criação da MB&F, marca conceito em relojoaria. O relógio foi concebido e desenvolvido ao longo de três anos, tempo necessário para a criação dos 311 componentes especificamente projetados para o HM4 Thunderbolt. Curiosamente, a arrojada máquina de horas é essencialmente artesanal. A natureza extrema da arquitetura do produto inviabilizou a utilização de componentes disponíveis na indústria.

Entretanto, qualquer que seja o ângulo adotado para observação deste raro modelo de engenho e design, a surpresa vem de um relógio fantástico que se oferece, antes de tudo, como amplo campo de referências, volumes e formas, deixando em segundo plano a inexorável função de mostrar as horas.

design
designdesign

Apesar da indicação do tempo não encontrar destaque no HM4, a posição dos mostradores em relação ao pulso possibilita uma legibilidade fora do comum e extremamente prática, dispensando a torção do braço para leitura das horas. Não por acaso, o HM4 obteve o galardão de Relógio do Ano na categoria Conceito e Design do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra.

Profundamente referenciado, mas de maneira nada previsível, o conjunto da obra consegue se revelar ao mesmo tempo lúdico e desafiador. Büsser constituiu uma arma de guerra contra a monotonia, transformando referências de infância em ousadia. Em um contexto imperativo de pressa e funcionalidade, o HM4 Thunderbolt provoca, seduz, atrai. Usa a potência de seus reatores para desacelerar o tempo, obrigando o mais desatento e apressado sujeito a uma pausa qualquer para crítica ou admiração.

Os contrastes entre as superfícies foscas e de meticuloso polimento, titânio e safira, linhas retas e curvas, formas rígidas e elementos articulados, atribuem ao HM4 Thunderbolt vida e energia singulares. A MB&F refere-se à sua criação como a quintessência da arte cinética tridimensional. Embora os mais tradicionalistas desdenhem do feito, o trabalho é primoroso, há que admitir.

design
design

Veja também:  – Apple introduces iBooks Textbooks

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: