Entenda como funciona a Timeline do Facebook

O Facebook já vinha liberando gradativamente o acesso à Timeline (linha de tempo) aos seus usuários e permitindo a adaptação a esse novo modo de apresentação dos perfis. Mas a empresa anunciou na última terça-feira (24) que seu uso será obrigatório, ficando de fora, por enquanto, as páginas corporativas – as fan pages. O reflexo da influência da Timeline tem divido muito a opinião dos usuários da rede social, como se observa na área de comentários em notícias sobre a mudança. Mesmo que essa nova aparência possa causar algum desconforto para usuários, ela será inevitável. Por conta disso, a coluna Tira-dúvidas de Tecnologia elaborou um guia de como se pode tirar proveito dessa novidade.

Histórico do perfil em destaque

Para habilitar a Timeline, é preciso está conectado no Facebook e acessar a página do serviço na rede social (Clique aqui para entrar na página da Timeline Facebook). O recurso já está disponível para todos os usuários, segundo a empresa.

Habilitanto a Timeline no perfil do FacebookHabilitanto a Timeline no perfil do Facebook

Após habilitá-la, o usuário terá 7 dias antes que alguém possa vê-la. Esse período serve para que o usuário possa deixá-la personalizada antes de ser visualizada pelos amigos. Após esse período a Timeline é publicada automaticamente, mas também é possível optar em publicá-la imediatamente.

Conforme o usuário publica fotos, vídeos e comentários, a linha de tempo irá dispor esse conteúdo em ordem cronológica.

A página inicial do perfil conta com um amplo espaço em que é permitido adicionar uma imagem como capa, chamada de “Cover”. Nessa área de destaque, está a primeira imagem a ser visualizada por quem acessar a página. Para adicioná-la, basta clicar sobre a área e será habilitado o botão editar e escolher entre uma imagem já publicada em algum álbum pessoal, ou selecionar a imagem armazenada no computador.

Selecionando uma imagem para a capa da Timeline (Foto: Reprodução/Imagem usada na capa http://www.skyscraperlife.com)Selecionando uma imagem para a capa da Timeline

Para visualizar a sequência de eventos na linha de tempo, há uma barra lateral no canto direito. Ela ajuda navegar entre as publicações anteriores até a publicação correspondente ao nascimento do dono do perfil, sem perder a referência temporal.

Barra lateral em que é possível navegar nas publicações em ordem cronológica(Foto: Reprodução)

Barra lateral em que é possível navegar nas publicações em ordem cronológica.

Entre as publicações em destaque, além do histórico pessoal, também ficam visíveis músicas, locais visitados e aplicativos à página do perfil. (Veja a lista de aplicativos no site do Facebook)

Se o usuário achar que é exposição em excesso e quiser restringir o acesso a alguma publicação na Timeline, é possível ocultar as publicações, listas de permissões e definir hierarquias distintas de quem pode um não visualizar determinadas publicações. Por conta desse recurso, a privacidade dos dados do perfil fica preservada.Definindo a privacidade de acesso a publicação (Foto: Reprodução)

Definindo a privacidade de acesso a publicação

Também é possível alterar a data da publicação na linha de tempo, adicionar um local e, se preferir, excluí-la definitivamente.Alterando propriedades da publicação na Timeline (Foto: Reprodução)

Alterando propriedades da publicação na Timeline

Mesmo que inicialmente essa nova estrutura possa parecer confusa, muitos usuários que tiveram acesso à novidade relatam que é uma questão de tempo até acostumar com a interface.

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: