O que é tilt-shift?

Sabe aquelas fotos em que as pessoas, lugares e objetos parecem miniaturas? A técnica utilizada para este efeito se chama tilt-shift. É bem verdade que lentes especiais são capazes de fazer este efeito, no entanto, com a popularização da fotografia digital, é possível utilizar editores de imagem como o Photoshop e o Gimp, por exemplo, para obter o mesmo resultado.

Efeito tilt-shift. (Foto: Clayton Perry Photoworks)

A origem do nome “tilt-shift” vem das lentes que eram usadas – e ainda são – para criar profundidade de campo. Para você entender o significado das palavras, “tilt” é considerado o movimento de rotação da lente, como em uma panorâmica, porém sem o movimento da câmera. Já “shift” é quando a lente se move em apenas algum dos eixos, sem a movimentação da máquina. O tilt-shift que se usa hoje em dia é feito apenas com movimentos de tilt.

Efeito tilt-shift no hotel Royal Crescent, Inglaterra. (Foto: LMD1974/ Flickr )

Por meio de lentes especiais, ou com editores de imagem, o resultado é o mesmo em razão do desfoque local. O olho humano não consegue captar esse desfoque em objetos e edifícios grandes, mas o cérebro o percebe como uma miniatura.

Algumas técnicas

Alguns fatores podem tornar o efeito ainda mais realista. Um deles é escolher bem a fotografia, já que não é possível brincar com este efeito de maquete ou miniatura em todas as imagens. Antes de tudo, pense como seria a maquete de uma foto que você deseja fazer. Você não precisa fazer uma foto área, mas deve pensar que ela deve ser feita de cima para baixo, fugindo do mesmo plano que os objetos.

Efeito tilt-shift. (Foto: .n.k. )

Uma técnica boa é a plongée, utilizada no cinema para mostrar a inferioridade do personagem. Sendo assim, perceba se na imagem há uma inclinação vertical de cima para baixo, como se o olhar do fotógrafo fosse maior que o objeto observado. Outra alternativa é perceber se o objeto que se deseja diminuir está na região central da imagem – nem muito no topo, nem muito na parte de baixo, pois a região de desfoque é aplicada nas duas pontas.

Quanto às cores, escolha fotos com cores fortes e brilhantes, pois geralmente as maquetes possuem cores mais marcantes do que as construções reais. Sendo assim, após aplicar o efeito de foco, aplique o brilho e o contraste para a imagem se parecer com uma miniatura. Por último, não escolha fotos em que as pessoas estejam com suas feições muito perto. Planos abertos dão mais a impressão de que elas estão mais distantes da câmera.

Veja também:  – 

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: