Apple rouba da Google posto da empresa com a melhor reputação do mundo

Produtos de qualidade, desempenho financeiro forte e boa visão de mercado são os fatores que contribuíram para a conquista.

Uma pesquisa realizada pela Harris Interactive mostra que, entre os consumidores dos Estados Unidos, a Apple é a empresa que possui a melhor reputação. Esse é o melhor resultado alcançado pela companhia em todas as edições do estudo, que já está em sua décima terceira edição.

Em 2011, a organização da Maçã havia atingido a quarta colocação do ranking, então liderado pela Google. Entre os motivos para a ascensão, está o desempenho em quatro de seis áreas consideradas essenciais: performance financeira, produtos e serviços, visão e liderança e a qualidade do ambiente de trabalho.

A Whole Foods conquistou a preferência quando o assunto é responsabilidade social, enquanto a Amazon.com foi considerada a empresa com o maior apelo sentimental. O Quociente de Reputação (QR) da Apple foi de 85.62, enquanto o da Google, a segunda colocada, foi de 82.82.

Entre os demais nomes que lideram a lista estão a Coca-Cola, Kraft, Walt Disney, Johnson & Johnson, Microsoft e UPS. A trajetória da empresa de Tim Cook contrasta bastante com a da HP, que em 2000 estava em terceiro lugar da pesquisa e agora aparece na trigésima segunda posição.

História de sucesso

Nas primeiras edições da pesquisa, a Apple sequer figurava entre as 10 companhias mais confiáveis. Em 2001, por exemplo, aparecia somente na quadragésima posição. Desde então, a organização tem crescido a cada ano no quesito reputação — reflexo de produtos de sucesso como o iPod, que ajudaram a fortalecer o caixa da companhia.

Em entrevista ao CNET, Robert Fronk, vice-presidente executivo da Harris Interactive, afirmou que a empresa se beneficia do fato de fabricar tanto hardware quanto softwares. Porém, ele lembra que nem todos os seus aspectos são vistos como positivos pelos consumidores, citando como exemplo o envolvimento com a Foxconn.

Uma ausência relevante nos resultados foi o Facebook, maior rede social do planeta. “No momento, eles não possuem conexões com os consumidores. Eles são considerados uma ferramenta para realizar outros objetivos”, explica Fronk. “Também falta a eles apelo emocional. Eles são fortes em desempenho financeiro, mas são pouco eficientes em áreas que formam uma reputação mais sólida”, completa.

Veja também:  – 

Anúncios

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: