Apple prepara o lançamento do Mac OS 10.8 Mountain Lion

A partir de hoje nesta sexta-feira (17) está disponível para os desenvolvedores o “preview” da próxima versão do sistema operacional da Apple. Trata-se do Mac OS 10.8 Mountain Lion, cuja previsão de lançamento é para o meio do ano de 2012. O novo sistema, que terá uma forte  influência do iOS, trará uma série de novidades, incluindo o fim do iChat, a chegada do iMessage, bem como recursos específicos para o Twitter.

iMessage-Across-Platforms

As mudanças são estimuladas pelo sucesso do iPad no mercado. O objetivo da Apple é aproximar a experiência de uso do seu tablet para a sua plataforma de desktop. Segundo o site Mashable, que teve acesso aos detalhes que estarão presentes na nova versão, o usuário terá a sensação que “o iOS migrou completamente para a plataforma Mac”. Não apenas o iMessage estará presente, mas, também, os recursos de notificações, Game Center e interfaces específicas para o iCloud.

OS X Mountain Lion (Foto: Divulgação)

Além de oferecer uma interface mais familiar com os dispositivos móveis, a Apple visa reforçar o conceito de integração dos seus produtos, permitindo que o usuário realize a sincronização de dados entre eles sem a barreira de softwares com características diferentes. Uma vez que o Mac OS está intimamente ligado ao iOS na interface e na sua estrutura interna, a tarefa de buscar e transmitir esses dados entre os dispositivos vai ficar mais simplificada.

A decisão da Apple faz todo o sentido quando levada na prática. Por exemplo, para aqueles que se sentem confortáveis com a interface do iPad, poderão ter uma experiência semelhante em uma tela de alta definição. Uma comunicação mais prática pelo desktop com usuários do iPhone, via iMessage, além de uma integração completa do Twitter com o sistema e seus aplicativos mais utilizados, como o Safari e o Photo Booth.

Integração com o Twitter (Foto: Reprodução Verônica Vasque)

Por outro lado, isso não significa que a Apple vai “fundir” o Mac OS com o iOS. A empresa de Cupertino está empenhada em ampliar o volume de aplicativos para a Mac App Store. Isso significa que os desenvolvedores, por enquanto, terão de fazer dois aplicativos distintos para os dois sistemas operacionais.

A previsão de lançamento do Mac OS 10.8 Mountain Lion é para “o final do verão” nos Estados Unidos (julho/agosto de 2012).

Veja também:  – 

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: