Facebook e Ford se juntam para criação de “carro social”

Em novembro do ano passado, o Facebook convidou 10 engenheiros da Ford para que pudessem trabalhar juntos, visando montar um carro social. O veículo deveria conseguir unir as funcionalidades da rede social, com as conectividades que cada vez mais vêm sendo trabalhadas pelas montadoras.

Os funcionários das duas empresas tiveram 24 horas para criar os conceitos (Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução/Facebook)

Acontece que a escolha feita pela empresa de Mark Zuckerberg, não foi nem um pouco aleatória. Segundo os especialistas do projeto, a Ford possui os mais avançados softwares de sincronização existentes no segmento.

Dessa forma, os engenheiros da montadora se reuniram na sede do Facebook em Palo Alto para realizarem um “hackathon”, nome dado a eventos colaborativos de programadores. Juntos, eles teriam 24 horas para desenvolver protótipos de aplicativos que integrassem elementos sociais e o SYNC da Ford, para criarem a perfeita experiência do motorista ao dirigir um carro.

Em um total de 30 pessoas presentes, incluindo engenheiros e programadores, foram criados e desenvolvidos diversos conceitos para que fossem apresentados ao final do evento. Dentre os mais interessantes está um dos vencedores, que construiu um sistema que verifica quando a pessoa chegou ao local de algum evento marcado no Facebook. Ao desligar o veículo, é automaticamente feito um check-in em seu perfil.

Ainda sobre os eventos, um sistema de navegação consegue ir lhe dando instruções de direção em áudio, para te explicar como chegar a determinado lugar.

facebook_hack_2

Obviamente não poderiam faltar as relações virtuais entre você e seus amigos. Para essa questão, foi implementado o Facebook Messenger dentro do carro e também um aplicativo que permitiria fazer transmissão streaming das músicas escutadas por seus contatos.

Embora o principal objetivo da iniciativa fosse extender a vida social para os momentos de locomoção das pessoas, a segurança foi um tema bastante discutido e tratado como prioridade pelos envolvidos. A maioria dos comandos criados aceitam controle de voz ou manipulação no volante, para não prejudicar a condução do veículo.

Recentemente, as duas empresas voltaram a tocar no assunto dos projetos que vêm realizando juntas. A Ford publicou uma nova matéria em seu site oficial e segundo a notícia divulgada no Forbes, a montadora e a rede social falaram publicamente sobre o carro social durante a conferência de marketing do Facebook, que aconteceu ontem (29/02).

O Diretor de soluções para serviços conectados da Ford, Doug VanDagens, assegurou que a empresa irá em breve produzir carros integrando os aplicativos criados. Enquanto isso não acontece, assista ao vídeo abaixo com alguns momentos e depoimentos dos participantes do hackathon.

Veja também:

Tags:,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: