Falha no iOS e Android permite que app acesse fotos

Uma falha descoberta nos sistemas iOS e Android permite que desenvolvedores de aplicativos tenham acesso as fotos do usuário sem autorização.

A falha ocorre em aplicativos que utilizam dados de geolocalização. Segundo o jornal The New York Times, ao aprovar a instalação, sem saber, o usuário também acaba autorizando o acesso a todo seu álbum de fotos.

A primeira falha foi descoberta por um pesquisador na semana passada e atingia apenas o iPhone. No entanto, ao aplicarem o mesmo processo em aparelhos Android também foi constatado que o sistema do Google possuía o mesmo problema.

Segundo a publicação, o problema ocorre porque os dois sistemas utilizam informações de geolocalização para as fotos e vídeos registrados no aparelho. Desta forma, ao autorizar um aplicativo o acesso aos dados de geolocalização, o usuário acaba também liberando o acesso ao álbum de fotos.

A Apple não se pronunciou sobre o problema até então. Já o Google disse ao jornal que os aplicativos sempre tiveram acesso ao álbum de fotos, pois inicialmente todos esses arquivos eram armazenados em um cartão de memória e não ficavam salvos no aparelho. No entanto, a empresa afirmou que com a evolução dos dispositivos móveis e o aumento da capacidade de armazenamento interno, a empresa irá rever sua política e inserir uma permissão específica para acessarem as imagens do usuário.

Veja também:

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: