A história do poster Keep Calm and Carry On

Um vídeo que conta a história do poster ‘Keep Calm and Carry On‘, original da Inglaterra, na época da Segunda Guerra Mundial. Redescoberto em uma livraria inglesa no ano de 2000, o poster se tornou um ícone da cultura digital do século XXI.

Assista ao vídeo:

O vídeo está em inglês e sem legendas.

A história do poster segundo a Wikipedia:

O cartaz foi inicialmente produzido pelo Ministério da Informação, em 1939, durante o início da Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo era ser distribuído para reforçar o moral em caso de um desastre de guerra. Dois e meio milhões de cópias foram impressas, embora o cartaz tenha sido distribuído apenas em número limitado. O designer do pôster não é conhecido.

O cartaz foi o terceiro de uma série de três. Os dois primeiros cartazes da série “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory” (800,000 impressões) e “Freedom is in Peril” (400,000 impressões) foram emitidos e utilizados em todo o país para fins de motivação, já que o Ministério da Informação imaginou que as primeiras semanas da guerra seriam desmoralizantes pra população.

O planejamento para os cartazes começaram em abril 1939; Em Junho os designs foram montados, e em agosto de 1939 eles já estavam a caminho para a impressão, para serem colocados dentro de 24 horas do início da guerra. Os cartazes foram concebidos para ter um dispositivo de uniforme, ser um projeto associado com o Ministério da Informação, e ter uma tipografia única e reconhecível, com uma mensagem do rei ao seu povo. Os slogans foram criados por funcionários públicos, sendo o Waterfield o criador do “Your Courage” como um “Grito de guerra que trará o melhor de nós e nos colocarão em um estado mental ofensivo de imediato”.

Estes pôsteres foram pensados como “uma declaração de dever para o cidadão”, desprovidos de imagem, para serem acompanhados por desenhos mais coloquiais. O pôster “Your Courage” foi muito mais famoso durante a guerra, foi o primeiro a ser distribuído e o primeiro pôster do Ministério da Informação. A imprensa, com medo da censura, se resguardou, e por este motivo muito do material relativo a estes pôsters foram mantidos em arquivos.

Veja também:

Tags:,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: