Chrome o navegador mais usado do mundo por um dia

Parece que o Chrome começa a ameaçar de forma mais intensa a dominância do Internet Explorer no mundo. No início dessa semana verificou-se que o navegador do Google bateu o principal concorrente da Microsoft em termos de uso na internet global, de acordo com estatísticas coletadas pela empresa de métricas StatCounter. Tudo aconteceu em 18 de março, domingo passado.

Em pleno domingão, dia de assistir ao Faustão (!), os usuários que aderiram ao navegador do Google representaram 32,71% dos acessos à internet. Em comparação, os usuários de Internet Explorer responderam por 32,5% do tráfego na rede. O Firefox aparece na terceira posição com 24,71% dos acessos, seguido de longe pelo Safari e pelo Opera.

Dados fornecidos pelo StatCounter

A diferença, porém, é bem pequena. Inferior a meio ponto percentual no dia em que o Chrome foi o browser mais usado no mundo. Na segunda-feira (19/03) o Internet Explorer voltou a ser o líder em uso e assim permanece desde então, fechando a terça-feira com 5 pontos percentuais na frente do Chrome.

Os dados do StatCounter evidenciam a diferença de comportamento dos internautas, no meu entender. Durante a semana estamos todos no trabalho e muitos são obrigados a usar o Internet Explorer por imposição da empresa (não estou discutindo os motivos da decisão). No fim de semana, por outro lado, podem usar outro navegador no computador de casa, no qual o dono escolher os softwares padrões.

Lançado em setembro de 2008, o navegador do Google tem feito uma escalada triunfal rumo ao segundo lugar entre os aplicativos mais usados dessa categoria. Desbancou o Firefox da Mozilla, antes o principal competidor na disputa pelo mercado. Para chegar nesse resultado, é indiscutível a importância da promoção que o Google (principal destino na internet mundial, junto com o Facebook) dá para o Chrome em suas páginas.

Dados específicos do StatCounter para o Brasil nos revelam que o Chrome é o navegador mais usado por aqui faz tempo. Pelo menos desde outubro do ano passado. Espertos, esses brasileiros.

Como toda estatística, os números fornecidos pelo StatCounter merecem nossa atenção porque refletem os acessos que passam pelo sistema de métricas da empresa, sendo que não é todo site que utiliza o serviço para mensuração de audiência — nós do Sembit não usamos, por exemplo. Porém, reside no StatCounter mais uma ferramenta para tentar entender a audiência de internet global. Não que esses dados sejam absolutos.

Veja também:  – 

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: